Afinal, Personal Branding e Marketing Pessoal são a mesma coisa?

Ambas as estratégias têm muitas semelhanças em comum, mas dizem respeito a diferentes técnicas de comunicação de marca pessoal. Chega mais pra entender!

É muito comum ouvir que  Personal Branding  e  Marketing Pessoal  são a mesma coisa. Mas não se engane, ambas correspondem a diferentes estratégias de  gestão  comunicação de marca pessoal.  Com a crescente exposição às redes sociais, por exemplo, fica cada vez mais urgente a necessidade de líderes e profissionais de diferentes áreas pensarem suas carreiras e sua exposição pública como uma marca, potencializando assim sua imagem pessoal.

Personal Branding e Marketing Pessoal transformam  pessoas em marcas de referência no seu segmento.  A diferença é que cada uma delas utiliza um  conjunto de técnicas  específicas, gerando resultados distintos, embora sejam estratégias complementares na  condução de uma carreira.  Siga a leitura e entenda na prática como estes recursos podem fortalecer ainda mais sua imagem profissional!

PERSONAL BRANDING

A expressão  Personal Branding  (ou Branding Pessoal) consiste em  construir  e  gerenciar seu nome enquanto uma marca.  Isto é, assim como grandes empresas são reconhecidas pelo mercado, o Personal Branding é utilizado para criar  reputaçãocredibilidade  autoridade  de um nome profissional.

“Meu nome como uma marca?” Sim, exatamente! Pense em personalidades que são referências em suas áreas de atuação ou na mídia: artistas, atletas, políticos, empresários, blogueiros,  digital influencersyoutubers,  entre outros. Essas figuras públicas são reconhecidas não somente pelo trabalho que realizam, mas justamente pela  reputação  que construíram (e seguem construindo) em relação à sua  marca pessoal.

Mas atenção: construir e gerenciar uma marca pessoal  não se restringe às pessoas “famosas”.  Afinal de contas, em tempos de Era Digital — com toda a exposição das redes e a oportunidade de sair do anonimato para se tornar uma personalidade de destaque —, as exigências pela credibilidade, pela idoneidade da são cada vez mais requisitadas. Portanto, os cuidados com a imagem pessoal independem do grau de popularidade da pessoa e podem favorecer  profissionais de qualquer área de atuação.

Como fazer Personal Branding? 

Fundamentalmente, o trabalho baseia-se em  pensar estrategicamente a sua carreira  como se ela fosse uma empresa. Ou seja, esse planejamento estratégico, com objetivos precisos e ações coordenadas a médio e longo prazo, envolve uma série de etapas essenciais para desenvolver e aplicar os princípios do Personal Branding.

Algumas etapas são:   diagnósticoplanejamentotomada de decisõesatitude  e comunicação  eficiente.  Além disso, outros aspectos compreendem a elaboração do Personal Branding:

  • Ter propósito:  construir marca pessoal é diferente de ter um emprego. É preciso ter clareza sobre sua missão de vida para construir sua marca pessoal a partir de um propósito que agregue valor à sua carreira.
  • Ter objetivos e metas concretas:  é preciso saber para qual direção seguir e onde quer chegar. Caso contrário, será como nadar por muito tempo e acabar naufragando. Por isso, é importante ter foco para poder idealizar estratégias e planos de ação.
  • Posicionamento claro:  que palavra o descreve em sua rede de relacionamentos neste momento? É essencial identificar seu diferencial, aquilo que o distingue na área de atuação, e comunicar com eficiência, para ser percebido e lembrado de forma única.
  • Gestão a longo prazo:  gerenciar sua carreira e sua marca com ações no presente, mas também focar em metas futuras, uma vez que sua sua marca pessoal requer visão estratégica, demanda objetivos a serem alcançados — assim como em uma empresa.

MARKETING PESSOAL

Já o  Marketing Pessoal  diz respeito à maneira como você  “divulga-se” comercialmente  a partir dos seus atributos, competências e habilidades. Isto é, a forma como você  projeta sua carreira para os outros,  como você “vende seu peixe”. Mais que isso, o Marketing Pessoal também se refere à  construção de relacionamentos  com públicos estratégicos para a sua carreira. Na prática, fica mais fácil de pensar em exemplos como profissionais liberais, palestrantes, freelancers, educadores, autoridades, especialistas em determinados assuntos e empresários.

Tratam-se de estratégias de comunicação adotadas para  promover seu nome ou serviço que você presta.  Note que o Marketing Pessoal “flerta” com o Personal Branding. Apesar disso, busca posicionar o profissional em  lugar de referência no mercado,  de modo a valorizar o seu trabalho, a partir da estratégia de Personal Branding que tem foco na construção de valor da marca pessoal no mercado a longo prazo.

Desse modo, as estratégias do Marketing Pessoal relacionam-se ao  network qualificado  e  continuamente nutrido  (divulgando novos projetos, qualificações profissionais e promoções), ao  posicionamento nas redes  (evidenciando competências e atração de novos clientes), assim como  atividades  voluntáriasparticipação  em  eventos,  investimentos em  cursos de formação  e, não menos importante, um  portfólio detalhado   e   atualizado  (um site exclusivo, LinkedIn, Behance ou Contently).

Para fechar… 

Compreendendo as diferenças, fica mais fácil entender que  Marketing Pessoal  e  Personal Branding  podem ser otimizados quando  alinhados entre si,  convertendo-se em  resultados eficazes  na construção da imagem pessoal. Ou seja, o Marketing Pessoal será mais efetivo quando for amparado em um trabalho prévio de Personal Branding. Sem isso, o Marketing Pessoal poderá surtir efeitos contrários diante da ausência de uma imagem pessoal estrategicamente pensada e planejada.

Agora que você entendeu as diferenças, vamos agregar ainda mais valor à sua Marca Pessoal?

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