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Postado em 22 de Junho às 13h21

Brasileiros esperam marcas mais engajadas

Redação Previu Inteligência (20)Artigos (33)Imagem Corporativa (18)

Em meio à crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da Covid-19, cresce a expectativa da população mundial sobre a responsabilidade social das marcas, especialmente entre os brasileiros. É o que indicam as pesquisas Edelman Trust Barometer, edição 2020, realizada em 8 países; e a edição 2021, aplicada em 28 países.

As empresas aparecem com o maior nível de confiança dentre as instituições pesquisadas, o que faz recair sobre elas muitas responsabilidades historicamente associadas a outros agentes da sociedade.

VEJA ALGUNS DADOS DO BRASIL

  • 97% dos brasileiros esperam que marcas solucionem problemas sociais;
  • 93% esperam que marcas solucionem questões pessoais;
  • Os principais problemas são: pobreza (58%), questões trabalhistas (52%), mudança climática (51%), racismo estrutural (51%), além de bem-estar/otimismo (53%) e segurança (52%);
  • 72% dos brasileiros esperam que uma marca deva tomar medidas para ajudar comunidades em tempos de crise;
  • 83% estão prestando mais atenção no que as marcas têm a dizer.
     

O PAPEL DOS LÍDERES

  • 90% dos brasileiros esperam que os CEOs se manifestem publicamente sobre temas como o impacto da pandemia, a automação do trabalho, problemas sociais e da comunidade local;
  • Para 68%, os CEOs devem interceder quando o governo não resolver problemas da sociedade;
  • Para 60%, os CEOs devem tomar iniciativa de mudanças ao invés de esperar que o governo as imponha;
  • Para 50%, os CEOs devem assumir suas responsabilidades perante o público, e não apenas perante a diretoria ou os acionistas;
  • 73% dos consumidores e 71% dos empregados acreditam que têm o poder de forçar as corporações a mudar.


E a sua empresa, como se posiciona diante deste cenário? E os líderes e demais porta-vozes da sua marca, como agem?

Pense nisso!

Para ver a pesquisa completa, acesse: https://www.edelman.com.br/

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Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

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