topo

NOSSO BLOG

Acesse nossos conteúdos e acompanhe nossas novidades.

Postado em 14 de Setembro às 10h09

Cinco habilidades de um líder comunicador

Artigos (32)Redação Previu Inteligência (19)Personal Branding (16)Imagem Corporativa (18)

O perfil comportamental predominante em cada pessoa diz muito sobre as aptidões profissionais e o estilo de liderança que ela pode exercer.

Há a liderança que conduz, baseada no poder e na autoridade; a liderança que inspira, alicerçada no carisma e na motivação; o líder apoiador, que busca segurança e harmonia nas relações; e o líder sistemático, que valoriza a excelência a partir de regras e padrões.

Seja qual for seu perfil comportamental predominante, o fato é que conquistar ou manter-se em funções de liderança no mundo corporativo hoje em dia requer habilidades para atrair, se relacionar e engajar pessoas. E para isso, você precisa cada vez mais ser um Líder Comunicador.

5 HABILIDADES DE UM LÍDER COMUNICADOR

Observe estas cinco habilidades que podem torná-lo um líder mais comunicativo e expressivo.

1. Escuta Ativa
Estar disponível e atento às diferentes linguagens de comunicação dos liderados, demonstrando interesse genuíno em ouvi-los e abertura para dialogar. Inclui saber perguntar.

2. Comunicação não-violenta
Estabelecer uma comunicação humanizada, que estimule a parceria e cooperação, por meio de uma postura de empatia e inteligência emocional para lidar com adversidades.

3. Comunicação Assertiva
Zelar pela clareza/objetividade da mensagem e a redução de ruídos, com vistas à fluidez nas relações humanas e a obtenção de resultados.

4. Dar e receber feedbacks
Criar momentos para ouvir e falar com a equipe de maneira formal. Principalmente para dar feedbacks positivos e construtivos. Ou você é daqueles(as) que só conversa com seus liderados quando é para apontar algo negativo?

5. Linguagem vocal e corporal
A postura do corpo, a gesticulação e as expressões faciais correspondem a 55% da efetividade da comunicação interpessoal, enquanto o uso da voz chega a 38%. Saber explorar essas linguagens é fundamental na gestão das emoções e para transmitir mensagens com clareza, segurança, credibilidade, coerência e motivação.

E lembre-se: saber se comunicar e se expressar é fundamental para qualquer profissional, sobretudo para quem exerce ou busca espaços de liderança.

Veja também

6 dicas para perder o medo de falar em público29/10/19 Você tem medo de falar em público? Não se preocupe, pois você não está sozinho(a). Falar em público é um dos principais medos do ser humano e atinge três em cada quatro pessoas em todo o mundo. Em pesquisas realizadas em diferentes países, o medo de falar em público aparece sempre em primeiro ou segundo lugar, superando até mesmo o medo......
Precisamos de heróis e heroínas26/07 A “explosão” de popularidade da Rayssa Leal, entre ontem e hoje, diz muito sobre a necessidade que nós, serem humanos, temos em encontrar heróis que nos inspirem, que nos apontem algum rumo ou que simplesmente resgatem algum......

Voltar para Blog

Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência