Como a cultura do cancelamento afeta as marcas

É crescente  o impacto que a opinião pública exerce sobre o posicionamento e a imagem das marcas.  Questões sociais e políticas que em muitos casos nem estão relacionadas diretamente às atividades-fim do negócio, são cada vez mais valorizadas pelo consumidor e devem estar no radar das marcas, sob pena delas serem canceladas ou boicotadas.

Uma recente pesquisa realizada pela MindMiners revela  três principais motivos para o consumidor brasileiro já ter cancelado marcas:

  • 40% porque não concordou, em algum momento, com o comportamento ou posicionamento de um ou mais  influenciadores da marca;
  • 37% pela marca ter adotado um  posicionamento falso,  que não é sustentado pelas suas ações gerais;
  • 32% pela marca  não ter correspondido às suas expectativas  como consumidor de alguma forma.

Os dados evidenciam a importância das marcas terem  cuidado ao eleger seus embaixadores,  incluindo a preocupação com a exposição pública de CEOs e demais líderes que falam em nome da marca; a necessidade das campanhas de marketing de causa estarem associadas a  ações concretas e autênticas;  e a necessidade da marca em proporcionar  experiências que correspondam e surpreendam o consumidor.

Resumindo: a imagem e a reputação de uma marca é seu maior ativo.


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