topo

NOSSO BLOG

Acesse nossos conteúdos e acompanhe nossas novidades.

Postado em 03 de Agosto às 13h49

Como a cultura do cancelamento afeta as marcas

Artigos (32)Redação Previu Inteligência (19)Imagem Corporativa (18)Gestão de Crise (5)Personal Branding (16)

É crescente o impacto que a opinião pública exerce sobre o posicionamento e a imagem das marcas. Questões sociais e políticas que em muitos casos nem estão relacionadas diretamente às atividades-fim do negócio, são cada vez mais valorizadas pelo consumidor e devem estar no radar das marcas, sob pena delas serem canceladas ou boicotadas.

Uma recente pesquisa realizada pela MindMiners revela três principais motivos para o consumidor brasileiro já ter cancelado marcas:

  • 40% porque não concordou, em algum momento, com o comportamento ou posicionamento de um ou mais influenciadores da marca;
  • 37% pela marca ter adotado um posicionamento falso, que não é sustentado pelas suas ações gerais;
  • 32% pela marca não ter correspondido às suas expectativas como consumidor de alguma forma.

Os dados evidenciam a importância das marcas terem cuidado ao eleger seus embaixadores, incluindo a preocupação com a exposição pública de CEOs e demais líderes que falam em nome da marca; a necessidade das campanhas de marketing de causa estarem associadas a ações concretas e autênticas; e a necessidade da marca em proporcionar experiências que correspondam e surpreendam o consumidor.

Resumindo: a imagem e a reputação de uma marca é seu maior ativo.
 

Veja também

Toda empresa precisa estar online?04/10/19 A resposta imediata é: Sim! Considerando que a lista telefônica se tornou tão ultrapassada quanto a Barsa, a primeira opção das pessoas hoje na hora de buscar o contato de uma empresa é a pesquisa na internet. Mas estar online também não significa estar em todas as plataformas. Ter uma página no Facebook ou Instagram apenas para ter, sem que haja uma......

Voltar para Blog

Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência