Como administrar o medo de falar em público e ter uma comunicação eficaz

Falar em público é uma atividade que sempre foi relacionada a palestras. Mas, vai muito além disso. Para quem tem receio de falar para mais pessoas, independente do número de espectadores, do ambiente ou de qualquer outro fator, essa tarefa pode ser um grande desafio. Isso pode ser relacionado a falar para a imprensa e, mais recentemente, nas redes sociais.

Assim, a apresentação de um projeto para a equipe pode tirar o sono, mesmo sabendo que você domina o assunto e, tecnicamente, está super preparado para isso.

Para se ter uma ideia do impacto do medo de falar em público, em uma pesquisa de 2015, realizada com 3 mil pessoas no Reino Unido, 41% afirmam ter este medo. Sentimentos como  ansiedade,  medo  e, até mesmo,  pânico  são os principais responsáveis por dificultar a performance. Pesquisam até demonstram que o medo de falar em público, para algumas pessoas, pode ser até maior do que a morte.

Por isso, aprender técnicas para administrar o medo de  falar em público  e ter uma comunicação eficaz é essencial para  melhorar sua presença e desempenho pessoal e profissional.

Seja ativo em pequenos momentos de interação

Em geral, o medo de falar em público está relacionado à falta de prática com essa tarefa. E, se não se tem prática, antes de falar para um grande número de pessoas, é recomendado trabalhar a sua fala e expressão em pequenos momentos, como  interações com a equipe e conversas com mais pessoas.

Assim, você pode ir trabalhando seus receios com calma, antes de enfrentar um público mais expressivo.

5 cuidados em apresentações presenciais e online

Domine o conteúdo e planeje sua fala

Escolha um assunto que seja de seu domínio técnico. Quanto mais você conhecer sobre o assunto, mais confortável você estará para fazer sua fala.

Faça um  roteiro dos principais pontos  a serem falados por você, mas evite decorar o conteúdo. Quando você opta por decorar sua fala, você acaba aumentando o nervosismo, já que você concentra sua preocupação em não esquecer o conteúdo e não em tornar sua  mensagem acessível para o público.

Domine o conteúdo e planeje sua fala

As pessoas se comunicam e absorvem informações de formas diferentes. Assim, antes de falar em público, procure  conhecer as características  das pessoas que vão te ouvir.

Isso permite que você adapte sua comunicação para que seja mais assertiva para o público, o que fará com que as pessoas estejam mais atentas e engajadas com sua fala.

Além disso, você vai estar mais seguro sobre como abordar determinados tópicos de forma que não seja polêmico, evitando percepções ruins.

Por que sua marca precisa preparar porta-vozes?

Qualifique-se!

Falar em público não é um dom, é uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida. Assim, busque opções de  treinamentos e cursos,  que possam te auxiliar nesse desafio.

Com a PreviuTalk, nosso Programa de Desenvolvimento em Comunicação e Oratória, aplicamos treinamentos customizados conforme o seu objetivo, seja ele pessoal ou profissional.

O Previu On é ideal para quem nunca fez curso de oratória, mas precisa perder o medo de falar em público e desenvolver habilidades básicas de comunicação e expressão.

Entre em contato conosco e saiba mais!


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *