Como o personal branding pode colaborar para o sucesso da carreira de um profissional?
O Personal Branding ou Gestão de Marca Pessoal reúne um conjunto de ações e cuidados para alinhar a identidade, a imagem e a reputação de um profissional. A identidade representa o que você é e o que faz; enquanto a imagem é a percepção que as pessoas têm de você. Já a reputação é a credibilidade construída a longo prazo, ou seja, aquilo que as pessoas falam sobre o seu trabalho a partir das percepções acumuladas! Importante saber que não se trata de autopromoção ou de falar sobre si: a gestão de marca pessoal ajuda a construir uma imagem condizente com o que você tem a oferecer enquanto profissional. Para começar, é necessário saber que nenhuma imagem ou reputação serão boas se o profissional não for realmente bom no que faz. Afinal, quantos se anunciam “especialistas” em algo e na hora da entrega o resultado não é o esperado? É preciso ter consciência de que o primeiro passo para a construção de uma boa marca pessoal é ser um profissional competente e entregar bons resultados. Para isso, o personal branding te ajuda a ir a fundo na definição de quem você é e, especialmente, que diferença sua presença irá fazer em uma empresa ou na vida das pessoas. O segundo passo é comunicar isso de forma coerente, pois também não adianta ser um ótimo profissional com talentos “escondidos” e sem divulgação do que é capaz de fazer. Leia-se aqui que a divulgação não é baseada apenas em comunicação, mas sim num conjunto que vai levar você a ter uma rede de contatos, bom relacionamento e influência na área na qual atua, sem ser necessariamente uma “celebridade”: uma pessoa pode ser autoridade em sua área de atuação, sem necessariamente ser conhecido fora dela. O fato é que se o trabalho não for divulgado, não chegará a quem pode estar precisando de um profissional que faz exatamente o que você se propõe. Isso vale tanto para quem presta serviços diretamente a um cliente quanto para quem pretende alavancar sua carreira como colaborador em empresas. Portanto, trabalhar a gestão de uma marca pessoal se transforma em um diferencial competitivo entre quem consegue comunicar o que tem a oferecer e quem está fazendo um excelente trabalho “escondido”. Para finalizar, lembramos que é necessário ter clareza, coerência e constância para criar marcas pessoais inesquecíveis e que tudo o que você faz pode gerar valor ou depreciar a sua imagem!
Ficou com alguma dúvida? Então, vamos conversar mais sobre as possibilidades do Personal Branding para a sua carreira.
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