topo

NOSSO BLOG

Acesse nossos conteúdos e acompanhe nossas novidades.

Postado em 10 de Outubro de 2019 às 15h27

Não tente me vender um produto: o cliente espera muito mais de você

Artigos (17)Redação Previu Inteligência (8)

Velocidade, visibilidade e alcance são algumas das características do Marketing Digital e suas possibilidades. Com planejamento de conteúdo e uma divulgação que combine a essência da marca com o desejo do consumidor, a receita para conquistar verdadeiros fãs é praticamente certeira.
Na era em que afirmamos que “o conteúdo é rei”, os consumidores já não são mais conquistados com um simples “Compre agora o melhor tênis de todos os tempos” e com uma divulgação massiva de produtos ou serviços nos canais da marca.
O que as grandes marcas têm buscado e têm garantido sucesso nas mídias é a aproximação com o público de uma forma que não apenas ofereça um produto ou serviço, mas sim, que se traduza em um estilo de vida. Oferecer conteúdo relevante pelo qual o seu cliente se interesse é mais importante do que colocar em evidência o que você tem para vender.
Achou difícil? Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor:

REGRA DOS 80/20
Preceito básico do marketing digital, essa regra orienta que a entrega de conteúdo ao consumidor seja feita em 80% com publicações que contenham essência de informação, entretenimento, conhecimento e assuntos de interesse do público que se quer atingir. Deve-se focar na entrega de algo que o consumidor realmente queira ver e, mais que isso, se identifique e se veja representado naquele conteúdo.
Os outros 20% ficam destinados à propaganda do seu produto/serviço em si. A ideia é que o consumidor seja atraído pela mensagem que sua empresa emite, fazendo com que consuma primeiro a comunicação da marca, depois o produto ou serviço que a mesma oferece.

CONHECER O PÚBLICO- ALVO

A exposição desses elementos, que vão além de produtos ou serviços oferecidos pela empresa, passa também pelo campo do posicionamento perante assuntos pertinentes ao cotidiano do público-alvo, definindo quais são as personas que pretende alcançar. É impossível, por exemplo, falar com o público feminino e não falar sobre assuntos presentes no dia a dia das mulheres, ou então com atletas sem abordar questões que fazem parte da sua rotina pessoal e profissional.
É mais fácil atrair uma pessoa que gosta de caminhada a consumir um conteúdo que ofereça dicas para quem está começando a praticar do que anunciando um tênis para iniciantes no esporte.

ESSÊNCIA
Para finalizar, a dica é manter-se fiel à realidade do seu produto ou serviço e também da sua marca. Não adianta oferecer nas mídias sociais um conteúdo sobre alimentação saudável se a sua lanchonete só vende batata frita. Da mesma forma, não adianta falar sobre preservação do meio ambiente, se essa não for uma preocupação na hora de descartar os resíduos produzidos pelo seu negócio.
O caminho é representar no conteúdo que você vai oferecer elementos que a pessoa irá encontrar nos seus produtos e na conduta da sua empresa. Isso vai atrair quem tem interesse não apenas pelo produto, mas sim pelas causas que você se propõe a defender.

Quer saber mais sobre como atrair o cliente a partir do conteúdo? Vamos conversar!

  • Previu Inteligência | Comunicação Estratégica e Imagem Pública -

Veja também

O discurso como instrumento da imagem pública de um líder26/11/19 Proferir palavras como instrumento de influência e persuasão é algo que remonta aos séculos passados, ao mesmo tempo em que se projeta como alternativa em um futuro cada vez mais competitivo. A imagem pública de um líder é composta – entre outros fatores - pelas facetas de um discurso que pode despertar impacto positivo na reputação ou deslegitimar......
A reputação como ativo de profissionais e organizações 02/09/18A reputação como ativo de profissionais e organizações "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. O provérbio milenar tem origem no ano 60 a.C., após uma suspeita de infidelidade envolvendo a então esposa do imperador romano Júlio......

Voltar para Blog

Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência