Pesquisa: O melhor meio para mensurar gostos, sentimentos e tendências e orientar a tomada de decisão

É hora de tomar uma importante decisão dentro da empresa, mas surge a dúvida sobre qual caminho seguir. E agora, como ter segurança de estar fazendo a escolha certa? Sem dúvida, a pesquisa é uma das ferramentas mais eficientes para conhecer oportunidades, prever riscos e entender as necessidades do mercado e do público.

Com técnicas corretamente aplicadas, os dados levantados em uma pesquisa se traduzem em verdadeiras estratégias de negócio, pois cada proposta de ação pode ser fundamentada. Vamos lá: se a sua ideia é lançar um novo produto com uma campanha que traduza o estilo de vida das pessoas que irão desejar comprar, como saber de que maneira o público-alvo se comporta; que tipo de conteúdo chama a sua atenção e principalmente: Como conversar diretamente com as personas que podem ser seus clientes?

Atualmente, com a grande presença digital das pessoas, e que se torna cada vez mais segmentada, é possível compreender e conhecer os potenciais clientes por meio de monitoramento, escuta social e netnografia. Estes são possíveis através da aplicação de técnicas de Comunicação, Ciências Sociais e Psicologia, gerando informações valiosas para orientar os passos da empresa.

Outra colaboração da pesquisa para os negócios é a de identificar como a marca está sendo reconhecida no mercado, o que as pessoas pensam sobre ela, como está sua imagem pública. Com os dados em mãos, é possível saber se o posicionamento de uma marca está de acordo com o público que pretende atingir ou se está afastando potenciais clientes.

E se o problema for com o público interno da empresa? Havendo algum problema interno ou apenas a necessidade de saber como os colaboradores estão vendo a própria marca ou ainda como está o relacionamento dentro dos setores, a opção é a pesquisa de clima organizacional. A partir dela, se pode propor caminhos para melhorar o entrosamento da equipe e a produtividade, coletando informações valiosas que podem transformar o ambiente de trabalho.

Independente da situação e da necessidade, a pesquisa é o melhor meio para mensurar gostos, sentimentos e tendências e orientar a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre como a pesquisa pode ajudar no seu caso específico? Vamos conversar!


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *