topo

NOSSO BLOG

Acesse nossos conteúdos e acompanhe nossas novidades.

Postado em 26 de Setembro de 2019 às 11h51

Pesquisa: O melhor meio para mensurar gostos, sentimentos e tendências e orientar a tomada de decisão

Redação Previu Inteligência (8)Artigos (17)
  • Previu Inteligência | Comunicação Estratégica e Imagem Pública -

É hora de tomar uma importante decisão dentro da empresa, mas surge a dúvida sobre qual caminho seguir. E agora, como ter segurança de estar fazendo a escolha certa? Sem dúvida, a pesquisa é uma das ferramentas mais eficientes para conhecer oportunidades, prever riscos e entender as necessidades do mercado e do público.

Com técnicas corretamente aplicadas, os dados levantados em uma pesquisa se traduzem em verdadeiras estratégias de negócio, pois cada proposta de ação pode ser fundamentada. Vamos lá: se a sua ideia é lançar um novo produto com uma campanha que traduza o estilo de vida das pessoas que irão desejar comprar, como saber de que maneira o público-alvo se comporta; que tipo de conteúdo chama a sua atenção e principalmente: Como conversar diretamente com as personas que podem ser seus clientes?

Atualmente, com a grande presença digital das pessoas, e que se torna cada vez mais segmentada, é possível compreender e conhecer os potenciais clientes por meio de monitoramento, escuta social e netnografia. Estes são possíveis através da aplicação de técnicas de Comunicação, Ciências Sociais e Psicologia, gerando informações valiosas para orientar os passos da empresa.

Outra colaboração da pesquisa para os negócios é a de identificar como a marca está sendo reconhecida no mercado, o que as pessoas pensam sobre ela, como está sua imagem pública. Com os dados em mãos, é possível saber se o posicionamento de uma marca está de acordo com o público que pretende atingir ou se está afastando potenciais clientes.

E se o problema for com o público interno da empresa? Havendo algum problema interno ou apenas a necessidade de saber como os colaboradores estão vendo a própria marca ou ainda como está o relacionamento dentro dos setores, a opção é a pesquisa de clima organizacional. A partir dela, se pode propor caminhos para melhorar o entrosamento da equipe e a produtividade, coletando informações valiosas que podem transformar o ambiente de trabalho.

Independente da situação e da necessidade, a pesquisa é o melhor meio para mensurar gostos, sentimentos e tendências e orientar a tomada de decisão.

Quer saber mais sobre como a pesquisa pode ajudar no seu caso específico? Vamos conversar! 

Veja também

Como o Marketing de Causa pode agregar valor à sua marca20/01 Como o Marketing de Causa pode agregar valor à sua marca O Marketing de Causa vem sendo decisivo no processo de reposicionamento de muitas marcas já consagradas no mercado, além de integrar o DNA de novas empresas que já nascem com uma cultura conectada a causas e valores da sociedade. Estas empresas são reconhecidas por oferecerem produtos e serviços aliados a......
Inteligência a serviço da comunicação05/09/18Inteligência a serviço da comunicação Fazer comunicação no escuro é para amadores e, ao mesmo tempo, inadmissível no atual contexto mercadológico. Sabe-se muito bem que a efetividade do processo comunicativo não depende exclusivamente do emissor e da......

Voltar para Blog

Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência