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Postado em 04 de Fevereiro às 14h43

Por que sua empresa precisa fazer Branded Content

Artigos (17)Liziane Vicenzi (4)

Olhares atentos em cada palavra, gesto ou ação. O coração bate acelerado junto à expectativa dos próximos acontecimentos. Você já reparou na expressão dos rostos das crianças quando elas ouvem alguém contando uma história infantil cheia de reviravoltas e emoção? O melhor de tudo é que as crianças são espontâneas e deixam transparecer totalmente se estão gostando do enredo. Se até as crianças se entusiasmam com o potencial de uma boa história, você também precisa saber como prender a atenção do seu cliente.

E o que faz uma pessoa se manter atenta a uma história? Entre diversos outros fatores, a identificação e o vínculo emocional. Assim funcionam as marcas. E, contar boas histórias é a principal ferramenta para a construção e consolidação de uma marca, bem como da sua imagem e reputação.

Mas, como nem só de magia e empolgação se vive a vida, o Branded Content aparece como uma das principais estratégias de posicionamento não só no marketing digital da sua empresa, como em todo o relacionamento com o cliente ou o potencial comprador/influenciador. O branded content é o conteúdo gerado por uma determinada marca para criar posicionamento e pertencimento junto a seu público-alvo.

Esse conteúdo precisa ser relevante, autêntico e tão interessante ao ponto de fazer parte da vida do cliente, que nem sempre vai ser um comprador, mas pode se tornar um influenciador. Os influenciadores propagam as mensagens para frente (tradicional propaganda boca a boca), compartilham suas publicações e podem se tornar assinantes ou visitantes assíduos do seu canal. Ser considerado referência no seu segmento ou receber indicações certamente fará com que as vendas aumentem ou que a sua marca/imagem possua maior destaque e relevância.

Por isso o branded content distingue-se da publicidade tradicional, ao colocar no centro da mensagem a informação ou o entretenimento que atrai, sensibiliza e conecta a marca ao seu público. A utilidade e o diálogo são premissas básicas dessa estratégia. Isso porque o conteúdo útil gera uma contribuição e esse benefício tem como objetivo impactar as pessoas e consequentemente melhorar o relacionamento da sua marca com elas. E, se até a marca é muito mais do que um logotipo, um desenho ou um produto, o conteúdo também precisa cumprir a função de transmitir sentimentos, ideias e aspirações.

Como a sua marca pode ajudar alguém? Na hora do atendimento ao cliente, quais são os questionamentos que você recebe? Desde as perguntas mais simples até as mais elaboradas, podem se tornar temas para sua produção e exploração de estratégia, autêntica e inédita – com a expertise que só você tem relacionada ao seu negócio. Quando for produzir o seu conteúdo relevante, lembre-se da premissa que ele precisa ser claro e entendível. Como você explicaria esse conteúdo para sua avó?

Diferença em relação ao marketing de conteúdo

À primeira vista, as estratégias podem aparentar o mesmo significado, porém são distintas e, mesmo assim, podem ser utilizadas conjuntamente. O marketing de conteúdo ocorre por meio de conteúdo que informa, educa o mercado sobre determinado assunto, gera autoridade, reconhecimento e potenciais clientes.

Já o branded content pode buscar a identificação e o engajamento do consumidor por meio de outros canais alternativos que não sejam apenas aqueles institucionais da marca. O conteúdo, a ação, a estratégia e o evento podem ser propagados em veículos massificados de grande alcance, e recebe atenção espontânea da mídia porque interessa às pessoas. É como se você vendesse um conceito, causa ou sensação. Uma sugestão é a realização de eventos sociais/culturais que gerem interesse de pauta para a mídia ou nas redes sociais.

Por esse motivo é importante a união das plataformas de conteúdo: ao utilizar a estratégia do branded content você vai desejar que o seu cliente goste do seu trabalho e queira conhecer mais sobre a empresa. É nesse momento que o seu negócio deve estar preparado com conteúdo interessante e relevante – por meio do marketing de conteúdo - que vai motivá-lo a continuar pesquisando e depois, gerar uma conversão em venda além de contribuir para a reputação e imagem da marca.

Vantagens do Branded Content

Criatividade + pouco recurso:
mesmo com pouco dinheiro para investir, você pode contar uma história diferenciada por meio do branded content. Basta ter criatividade e repertório. Além disso, você poupará dinheiro no investimento em anúncios e pode receber espontaneamente esse espaço já que a sua marca possuirá autoridade nesse assunto e vai ser um canal de ajuda para as pessoas.

Aumento do valor da marca (brand equity): a aposta na estratégia do branded content talvez não traga o retorno em lucro ou mais clientes, mas agrega no valor da marca. E por que isso é importante? Qual empresa não quer ser lembrada? Ser indicada como referência? Como consequência, você terá uma marca posicionada lembrada positivamente de maneira involuntária. Outro diferencial do branded content é que as ações dessa estratégia são sutis e não são intrusivas como muitas campanhas de publicidade tradicional.

Fidelização dos clientes: o branded content é uma estratégia de fidelização que ajuda a se conectar com o consumidor de maneira rápida. O objetivo de gerar identificação atrelada às emoções faz com que os clientes apostem na marca e se fidelizem. O consumir não trocará facilmente sua marca por outra que não represente nenhum valor emocional ou que não agregue em conteúdo e informação. 

 

Cases de sucesso 

“Real Beleza”: A Dove ainda foi destaque com a campanha “Real Beleza” com a produção de diversos vídeos para ressaltar a beleza da mulher. Alguns dos vídeos atingiram mais de 170 milhões de visualizações. Um diferencial nessa campanha foi o entendimento do público-alvo e a valorização do empoderamento feminino. 

 

O curta viral “Hair Love” da Dove: patrocinado pela Dove, o curta conta a história emocionante da jovem afro-americana Zuri, que após enfrentar dificuldades para arrumar o cabelo recebe a ajuda do pai Stephen. A história é carregada de emoção quando no final ambos buscam a mãe no hospital, que havia passado por câncer e precisou raspar os cabelos. A ação teve como objetivo incentivar os cabelos naturais e o empoderamento feminino. Hair Love foi indicado ao Oscar 2020 como Melhor Curta-metragem de Animação. 

 

Coca-Cola: empresa referência em transmitir experiências atreladas ao slogan “viva a felicidade”. Especialmente nas campanhas de Natal, reforça o posicionamento com estratégias que buscam fortalecer a união família, momentos felizes, leveza. Muitas das ações de branded content da empresa já foram premiadas internacionalmente. 

 

No Brasil, duas marcas que têm utilizado de forma estratégica o Branded Content associado ao Marketing de Causa, são a Natura e O Boticário. Confira abaixo algumas campanhas: 

 

 

 

 

 

 

Com esses exemplos fica fácil compreender a importância do branded content no contexto mercadológico. Tanto é que a estratégia já está incluída nas categorias de premiação do Festival de Publicidade de Cannes desde 2012.

Que tal pensarmos juntos em conteúdos, ações inéditas e na história que melhor agrega valor à sua marca!
Vamos conversar?

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Vagner Dalbosco

Por Vagner Dalbosco
Head da Previu Inteligência | Mestre em Gestão da Informação 
vagner@previuinteligencia.com.br

Liziane Vicenzi

Por Liziane Vicenzi
Colaboradora Previu Inteligência | Mestre em Jornalismo | Doutoranda em Educação 
lizivicenzi@gmail.com

Redação Previu Inteligência